Durante os dias 21, 22 e 23 de outubro, representantes da Ater e Pesquisa, de todos os estados do Brasil, se debruçaram em diversas câmaras temáticas abrangendo questões econômicas e sociais entre outros assuntos relacionados ao setor agropecuário. O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, Joaquim Neto, participou de diversas câmaras temáticas durante o evento que resultará na criação de uma proposta nacional, abrangente.
“Nós entendemos que a pesquisa agropecuária e a extensão se complementam. O que se pesquisa, o que se propõe para aumentar a produtividade, para reduzir custos na produção agrícola é o extensionista que vai levar para campo”, disse o vice-presidente nacional de Pesquisa Agropecuária da Asbraer, Gilson dos Anjos.
"Muito gratificante participar desse debate que resultará num documento chamado Carta da Amazônia com diversos alinhamentos sobre a pesquisa e ATER rural no país. É importante Pernambuco estar presente, o IPA conhecer o panorama nacional e levar a sua contribuição nesses debates", destacou o presidente Joaquim Neto durante a 35ª Assembleia da Asbraer.
O estado do Amazonas proporcionou ao grupo uma experiência enriquecedora ao mergulhar na riqueza cultural dos povos originários. ELES Visitaram a aldeia dos Tuyukas, situada às margens do Rio Negro, a cerca de 25 quilômetros de Manaus. Conheceram histórias e lendas, presenciaram danças, rituais e as pinturas corporais que representam crenças e etnias locais.
Essa Assembleia da Asbraer não apenas abordou o fortalecimento da ATER, sustentabilidade e combate à fome no país, mas também reconheceu a importância e mergulhou nos direcionamentos da Ater e da Pesquisa num contexto global. Cada estado compartilhou suas barreiras e desafios nesta reunião que resultará na "Carta da Amazônia", documento com diretrizes essenciais para o desenvolvimento rural sustentável no campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário