Nesta quarta (13), o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, Joaquim Neto, e parte do núcleo gestor da empresa, foram à Serra Talhada para realizar diversas ações na região.
Na Estação Experimental do IPA local, o grupo se reuniu com 17 dos seus cooperados na produção de sementes de cebola e debateu sobre encaminhamentos a serem dados com relação a portaria recente do Governo Federal que estabeleceu novas exigências para desenvolver a atividade no país. O centro da discussão foi o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) sem o qual nenhum produtor poderá comercializar sua produção.
Também na Estação, uma equipe de veterinários do IPA foi convocada para iniciar o processo de seleção e registro dos animais que compõem o banco genético da raça Guzerá IPA, iniciado na década de 70 e respeitado pelo seu porte, produtividade e longevidade. O técnico de registro da Associação Brasileira de criadores de Zebu -ABCZ, Júlio Soares, ficou impressionado com a qualidade dos animais. "Pernambuco tem um tesouro genético aqui, que estava escondido" , disse
Junto aos engenheiros de pesca da empresa, também foi apresentado o projeto para a retomada da atividade de aquicultura na fazenda, que já foi modelo no país. A produção de peixes da unidade chegou a abastecer todo o mercado local, e seus alevinos eram vendidos a produtores de todo o Nordeste.
A agenda foi concluída com uma reunião na Gerência Regional da Extensão Rural em Serra Talhada, onde o grupo se reuniu com a equipe para alinhar ações, escutar dos técnicos as demandas locais e apresentar algumas iniciativas já em andamento que vão beneficiar os produtores rurais da região.
"A E.E de Serra Talhada foi uma grande referência em piscicultura, produção de sementes e seleção genética no Brasil, uma unidade próspera, de grande rendimento. Assim como o Escritório Regional da Extensão IPA que sempre prestou um atendimento ímpar aos produtores rurais locais. O Governo quer e estamos trabalhando para retomar tudo isso.", disse Joaquim Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário